A RUA DAS HORTAS EXISTE MESMO. FICA SITUADA EM MOURA, NO BAIRRO DO SETE E MEIO.
ESTE BLOGUE É O DIÁRIO DE BORDO DA HORTA COMUNITÁRIA AÍ EXISTENTE. INICIALMENTE ASSOCIADA A UM PROJECTO DE FORMAÇÃO PARA PÚBLICOS DESFAVORECIDOS, COMO ESPAÇO DA COMPONENTE TECNOLÓGICA DO CURSO, A HORTA ENCONTRA-SE AGORA NUMA SEGUNDA FASE. NESTE MOMENTO, ACOLHE ALGUNS DOS FORMANDOS QUE MOSTRARAM VONTADE EM PROSSEGUIR A ACTIVIDADE PARA A QUAL FORAM CAPACITADOS E ESTÁ ABERTA A OUTROS INTERESSADOS EM ACEDER AOS RESTANTES TALHÕES DEIXADOS LIVRES. UNS E OUTROS SÃO RESPONSÁVEIS PELA GESTÃO COMUNITÁRIA DA HORTA, MEDIANTE A OBSERVÂNCIA DE UM REGULAMENTO E CONTRATO DE UTILIZAÇÃO. ESTE PROJECTO CONTA COM A ORGANIZAÇÃO DA ADCMOURA EM PARCERIA COM A CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA, NÚCLEO LOCAL DE INSERÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL, EQUIPA TÉCNICA DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR PROTOCOLO DE MOURA E CENTRO DE EMPREGO DE MOURA. TAL COMO ATÉ AQUI, ESTE É TAMBÉM O ESPAÇO PARA FALAR DE REGENERAÇÃO URBANA, AGRICULTURA BIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Vedação rústica I

Explicação prévia: o apetite insaciável das ovelhas do senhor Francisco, o inquilino da horta, levou-nos a decidir por uma vedação que impedisse os quadrúpedes lanígeros de visitarem as duas parcelas que destinámos para cultivo, no âmbito do curso.  Com esta divisória ficam simultaneamente assegurados os interesses do sr. Francisco, de poder ficar com terra para os seus animais, e os nossos, de podermos ficar com terra para as nossas plantas. Tomada a decisão com o acordo das duas partes, ontem foi dia de passarmos das palavras à acção, aproveitando uma parte da manhã em que não choveu. 

Materiais e ferramentas necessários para a operação: 1 rolo de 100 metros de rede ovilheira, de 1 metro de altura; 1 rolo de 100 metros de arame farpado; 14 paus tratados de 1,85 m de altura; arame; grampos; cordel de sisal; estacas; marreta; martelo; serrote e alicate.

O terreno lamacento exigiu preparativos especiais a quem não trazia calçado apropriado. No entanto, a maioria vinha preparada, de galochas.   


A rapaziada toda reunida a preparar a táctica.


E a Teodora a dar o exemplo, olhando de soslaio para o aquecimento dos rapazes.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário