A RUA DAS HORTAS EXISTE MESMO. FICA SITUADA EM MOURA, NO BAIRRO DO SETE E MEIO.
ESTE BLOGUE É O DIÁRIO DE BORDO DA HORTA COMUNITÁRIA AÍ EXISTENTE. INICIALMENTE ASSOCIADA A UM PROJECTO DE FORMAÇÃO PARA PÚBLICOS DESFAVORECIDOS, COMO ESPAÇO DA COMPONENTE TECNOLÓGICA DO CURSO, A HORTA ENCONTRA-SE AGORA NUMA SEGUNDA FASE. NESTE MOMENTO, ACOLHE ALGUNS DOS FORMANDOS QUE MOSTRARAM VONTADE EM PROSSEGUIR A ACTIVIDADE PARA A QUAL FORAM CAPACITADOS E ESTÁ ABERTA A OUTROS INTERESSADOS EM ACEDER AOS RESTANTES TALHÕES DEIXADOS LIVRES. UNS E OUTROS SÃO RESPONSÁVEIS PELA GESTÃO COMUNITÁRIA DA HORTA, MEDIANTE A OBSERVÂNCIA DE UM REGULAMENTO E CONTRATO DE UTILIZAÇÃO. ESTE PROJECTO CONTA COM A ORGANIZAÇÃO DA ADCMOURA EM PARCERIA COM A CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA, NÚCLEO LOCAL DE INSERÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL, EQUIPA TÉCNICA DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR PROTOCOLO DE MOURA E CENTRO DE EMPREGO DE MOURA. TAL COMO ATÉ AQUI, ESTE É TAMBÉM O ESPAÇO PARA FALAR DE REGENERAÇÃO URBANA, AGRICULTURA BIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dia aberto sobre PAM


No talude que separa as duas parcelas da horta, resolvemos introduzir algumas plantas aromáticas e medicinais (PAM), como o alecrim, a lavanda, o tomilho-vulgar, o tomilho-limão e a segurelha. Para além das utilizações referidas, a plantação destas e de outras espécies congéneres contribui para o embelezamento de hortas e jardins, funciona como repelente de pragas e parasitas e consegue ainda atrair um conjunto de organismos, sobretudo insectos, répteis, batráquios e aves, que são o braço direito do hortelão e do jardineiro no combate a qualquer intruso indesejável, leia-se cochonilhas, pulgões, ácaros, caracóis, gafanhotos, moscas-da-fruta, etc, etc. A propagação das aromáticas foi feita a partir de estacas previamente preparadas com a seguinte técnica: cortar uma parte da planta mesmo abaixo de um nó, onde a folha se junta ao caule, e enterrar dois nós sem folhas, deixando à superfície outros dois nós. Isto resultou com os alecrins, que ao fim de quinze dias estavam pegados. Vamos aguardar para poder concluir sobre as restantes espécies. E por falar em plantas aromáticas e medicinais, fica este convite à participação dos/das interessados/das: 

Convite
Dia Aberto dedicado às plantas aromáticas e medicinais na Universidade de Évora
Construir redes de conhecimento e cooperação

Universidade de Évora - Núcleo da Mitra, 14 de Dezembro de 2011

A ADCMoura e o ICAAM - Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas têm o prazer de o(a) convidar a participar no Dia Aberto dedicado às plantas aromáticas e medicinais na Universidade de Évora, a ter lugar no dia 14 de Dezembro, quarta-feira, das 10 às 17 horas, no Núcleo da Mitra da Universidade de Évora.
Pretende-se com este encontro informal, apoiado pelo Projecto MEDISS – MEDiterranée Innovation Senteurs Saveurs (Programa MED, co-financiamento FEDER), contribuir para o aprofundamento das ligações entre a Universidade e as empresas da fileira das plantas aromáticas e medicinais, em favor do desenvolvimento sustentado do sector no Alentejo e no país.

Contar-se-á com a participação de produtores, investigadores e outros actores da fileira na partilha de informação, projectos e recursos disponíveis. Pretende-se assim a construção de dinâmicas em parceria que resultem da identificação das principais necessidades do sector da produção.  

Haverá igualmente oportunidade de exposição e/ou venda de produtos, materiais informativos ou outros, ligados às plantas aromáticas e medicinais, que os participantes queiram trazer.

Pode desde já realizar a sua inscrição neste Dia Aberto, através de formulário online (Clique aqui). A participação é gratuita, havendo apenas lugar ao pagamento do almoço, por quem desejar nele inscrever-se. O programa detalhado, assim como o valor e modo de inscrição no almoço serão brevemente divulgados neste blogue.

Sem comentários:

Enviar um comentário