A RUA DAS HORTAS EXISTE MESMO. FICA SITUADA EM MOURA, NO BAIRRO DO SETE E MEIO.
ESTE BLOGUE É O DIÁRIO DE BORDO DA HORTA COMUNITÁRIA AÍ EXISTENTE. INICIALMENTE ASSOCIADA A UM PROJECTO DE FORMAÇÃO PARA PÚBLICOS DESFAVORECIDOS, COMO ESPAÇO DA COMPONENTE TECNOLÓGICA DO CURSO, A HORTA ENCONTRA-SE AGORA NUMA SEGUNDA FASE. NESTE MOMENTO, ACOLHE ALGUNS DOS FORMANDOS QUE MOSTRARAM VONTADE EM PROSSEGUIR A ACTIVIDADE PARA A QUAL FORAM CAPACITADOS E ESTÁ ABERTA A OUTROS INTERESSADOS EM ACEDER AOS RESTANTES TALHÕES DEIXADOS LIVRES. UNS E OUTROS SÃO RESPONSÁVEIS PELA GESTÃO COMUNITÁRIA DA HORTA, MEDIANTE A OBSERVÂNCIA DE UM REGULAMENTO E CONTRATO DE UTILIZAÇÃO. ESTE PROJECTO CONTA COM A ORGANIZAÇÃO DA ADCMOURA EM PARCERIA COM A CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA, NÚCLEO LOCAL DE INSERÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL, EQUIPA TÉCNICA DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR PROTOCOLO DE MOURA E CENTRO DE EMPREGO DE MOURA. TAL COMO ATÉ AQUI, ESTE É TAMBÉM O ESPAÇO PARA FALAR DE REGENERAÇÃO URBANA, AGRICULTURA BIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

O método da "vara de madeira" de Suriawiria

Para avaliarmos a evolução da pilha de compostagem vamos utilizar o método da "vara de madeira". Este procedimento encontra algumas semelhanças com a utilização, nos automóveis, da vareta de metal que permite verificar o nível e a qualidade do óleo do motor. O método referido foi apresentado pelo indonésio Unus Suriawiria (1968) e consiste em colocar uma vara de madeira, de forma permanente, na pilha de compostagem, deixando-a  não totalmente enterrada para possibilitar o seu manuseamento sempre que necessário. A observação periódica da vara e dos diferentes aspectos que apresenta permite tirar informações sobre como se está a processar a compostagem. Isto é, se:
  1. A vara está fria e molhada: há excesso de água e podem estar a ocorrer fermentações em condições de anaerobiose.
  2. A vara está morna e seca, com restos de fungos: a pilha precisa de água.
  3. A vara está quente, húmida e com manchas escuras: a pilha encontra-se em condições correctas, esperando-se uma boa evolução do processo de compostagem.
  4. A vara está livre de manchas, espetando-se na pilha com facilidade: o composto está maduro e pronto a ser usado.
No controlo realizado na sexta-feira, constatámos que a vara apresenta as características da alínea 3, o que constitui um bom sinal para podermos ter composto de qualidade dentro de algum tempo.  




Sem comentários:

Enviar um comentário