A RUA DAS HORTAS EXISTE MESMO. FICA SITUADA EM MOURA, NO BAIRRO DO SETE E MEIO.
ESTE BLOGUE É O DIÁRIO DE BORDO DA HORTA COMUNITÁRIA AÍ EXISTENTE. INICIALMENTE ASSOCIADA A UM PROJECTO DE FORMAÇÃO PARA PÚBLICOS DESFAVORECIDOS, COMO ESPAÇO DA COMPONENTE TECNOLÓGICA DO CURSO, A HORTA ENCONTRA-SE AGORA NUMA SEGUNDA FASE. NESTE MOMENTO, ACOLHE ALGUNS DOS FORMANDOS QUE MOSTRARAM VONTADE EM PROSSEGUIR A ACTIVIDADE PARA A QUAL FORAM CAPACITADOS E ESTÁ ABERTA A OUTROS INTERESSADOS EM ACEDER AOS RESTANTES TALHÕES DEIXADOS LIVRES. UNS E OUTROS SÃO RESPONSÁVEIS PELA GESTÃO COMUNITÁRIA DA HORTA, MEDIANTE A OBSERVÂNCIA DE UM REGULAMENTO E CONTRATO DE UTILIZAÇÃO. ESTE PROJECTO CONTA COM A ORGANIZAÇÃO DA ADCMOURA EM PARCERIA COM A CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA, NÚCLEO LOCAL DE INSERÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL, EQUIPA TÉCNICA DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR PROTOCOLO DE MOURA E CENTRO DE EMPREGO DE MOURA. TAL COMO ATÉ AQUI, ESTE É TAMBÉM O ESPAÇO PARA FALAR DE REGENERAÇÃO URBANA, AGRICULTURA BIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

A escola vai à horta

Ontem, a Escola e o Jardim de Infância do Sete e Meio e a Escola do Fojo saíram por momentos das suas fronteiras habituais e desceram à horta para uma aula diferente que cativou a atenção e despertou a curiosidade de cerca de uma centena de crianças acompanhadas pelos seus professores. Acreditamos que todas levaram consigo experiências marcantes, diferentes do habitual, que as ajudarão a crescer e a compreender melhor o mundo em que vivem. Por mais que se invente e reinvente na pedagogia, nada substitui o estar cara-a-cara com umas ervilhas, um tanque de rega com peixes e uma pilha de compostagem, ou não fosse "a experiência a madre de todas as cousas". Neste como noutros sentidos, a Semana da Comunidade Educativa, que decorre por estes dias em todo o concelho de Moura e na qual este evento se integra, tem sabido contribuir, ano após ano, com lançamentos renovados de sementes que, esperamos todos, possam vir a germinar no futuro.   


Não tarda estamos a entrar na horta.


Agora que já entrámos vamos poder perceber algumas coisas sobre a horta: quem está a fazer a horta?, para que serve a horta?, o que podemos cultivar na horta? etc, etc., etc.


Vamos lá saber então onde estão as favas, e as ervilhas, e os alhos, e as couves e os espinafres? 


Se se voltarem para trás, vêem muitas plantas aromáticas nesta ribanceira, que servem para afugentar as pragas nocivas à horta e atrair os insectos amigos que ajudam na polinização. 


Ena tantos que nunca tinham visto alfaces roxas. Devem ter andado distraídos...


E agora imaginem como serão os bichos que trabalham dentro desta pilha de compostagem... Principalmente muito simpáticos por nos ajudarem a decompor todo este material vegetal que, no final, servirá para alimentar as nossas plantas.


Eis um copo de chorume de urtiga, uma "bebida" feita na horta a pensar na alimentação das nossas plantas. É verdade que cheira muito mal, mas é 100% natural, sem corantes nem conservantes.  


E, para terminar, os novos inquilinos da horta: um casal alternativo de espantalhos feitos pelos alunos do Jardim de Infância e da Escola Básica do Sete e Meio. Parabéns pelo gesto que tiveram e pela produção destas duas obras-primas a partir da reutilização de vários tipos de resíduos.  A horta e o ambiente agradecem!

Sem comentários:

Enviar um comentário