A RUA DAS HORTAS EXISTE MESMO. FICA SITUADA EM MOURA, NO BAIRRO DO SETE E MEIO.
ESTE BLOGUE É O DIÁRIO DE BORDO DA HORTA COMUNITÁRIA AÍ EXISTENTE. INICIALMENTE ASSOCIADA A UM PROJECTO DE FORMAÇÃO PARA PÚBLICOS DESFAVORECIDOS, COMO ESPAÇO DA COMPONENTE TECNOLÓGICA DO CURSO, A HORTA ENCONTRA-SE AGORA NUMA SEGUNDA FASE. NESTE MOMENTO, ACOLHE ALGUNS DOS FORMANDOS QUE MOSTRARAM VONTADE EM PROSSEGUIR A ACTIVIDADE PARA A QUAL FORAM CAPACITADOS E ESTÁ ABERTA A OUTROS INTERESSADOS EM ACEDER AOS RESTANTES TALHÕES DEIXADOS LIVRES. UNS E OUTROS SÃO RESPONSÁVEIS PELA GESTÃO COMUNITÁRIA DA HORTA, MEDIANTE A OBSERVÂNCIA DE UM REGULAMENTO E CONTRATO DE UTILIZAÇÃO. ESTE PROJECTO CONTA COM A ORGANIZAÇÃO DA ADCMOURA EM PARCERIA COM A CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA, NÚCLEO LOCAL DE INSERÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL, EQUIPA TÉCNICA DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR PROTOCOLO DE MOURA E CENTRO DE EMPREGO DE MOURA. TAL COMO ATÉ AQUI, ESTE É TAMBÉM O ESPAÇO PARA FALAR DE REGENERAÇÃO URBANA, AGRICULTURA BIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO.

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Vivam as plantas!

Ontem, uma centena de alunos, professores e funcionárias da Escola do Sete Meio, e ainda alguns pais, estiveram na Horta Comunitária de Moura para celebrar o 4º Dia Internacional do Fascínio das Plantas, uma iniciativa organizada pela Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura, sob a égide da European Plant Science Organization. Pretexto para conversas e actividades práticas sobre temas naturalmente fascinantes!, como a comunicação das plantas, a importância das plantas na agricultura, produção de alimentos, saúde humana e conservação do meio ambiente, famílias de plantas, consociação e rotação de culturas, plantação e multiplicação de plantas, conservação do solo ou o ciclo da matéria orgânica.
Uma viagem bem animada pelos meandros do universo vegetal, a partir dos recursos da Horta "à mão de semear", que favoreceu o processo ensino-aprendizagem, abriu múltiplas possibilidades de trabalho pedagógico na sala de aula e contribuiu ainda para reforçar a relação entre a escola e a comunidade. No final, brindámos todos ao fascínio das plantas com uma infusão deliciosa de lúcia-lima cultivada na nossa Horta. Tchin-tchin! E vivam as plantas!
Nota: A informação constante dos cartazes foi retirada do livrinho Guia prático - Agricultura biológica, da nossa amiga Maria Mota (Centro de Educação Ambiental de Vale de Cambra). 















  

Sem comentários:

Enviar um comentário