A RUA DAS HORTAS EXISTE MESMO. FICA SITUADA EM MOURA, NO BAIRRO DO SETE E MEIO.
ESTE BLOGUE É O DIÁRIO DE BORDO DA HORTA COMUNITÁRIA AÍ EXISTENTE. INICIALMENTE ASSOCIADA A UM PROJECTO DE FORMAÇÃO PARA PÚBLICOS DESFAVORECIDOS, COMO ESPAÇO DA COMPONENTE TECNOLÓGICA DO CURSO, A HORTA ENCONTRA-SE AGORA NUMA SEGUNDA FASE. NESTE MOMENTO, ACOLHE ALGUNS DOS FORMANDOS QUE MOSTRARAM VONTADE EM PROSSEGUIR A ACTIVIDADE PARA A QUAL FORAM CAPACITADOS E ESTÁ ABERTA A OUTROS INTERESSADOS EM ACEDER AOS RESTANTES TALHÕES DEIXADOS LIVRES. UNS E OUTROS SÃO RESPONSÁVEIS PELA GESTÃO COMUNITÁRIA DA HORTA, MEDIANTE A OBSERVÂNCIA DE UM REGULAMENTO E CONTRATO DE UTILIZAÇÃO. ESTE PROJECTO CONTA COM A ORGANIZAÇÃO DA ADCMOURA EM PARCERIA COM A CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA, NÚCLEO LOCAL DE INSERÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL, EQUIPA TÉCNICA DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR PROTOCOLO DE MOURA E CENTRO DE EMPREGO DE MOURA. TAL COMO ATÉ AQUI, ESTE É TAMBÉM O ESPAÇO PARA FALAR DE REGENERAÇÃO URBANA, AGRICULTURA BIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO.

domingo, 24 de outubro de 2021

Francisco, o hortelão

A Horta Comunitária de Moura, mesmo em frente à sua casa, preenche-lhe os dias. De regador na mão, garante que é «uma boa entretenga», um verdadeiro bálsamo para a saúde mental e física. «Saio de casa, venho para aqui e distraio-me, faço ginástica a cavar e a regar, porque não paro quieto, e ainda por cima a horta dá-me estes tomates e estas cebolas sem “químicas”. Isto não tem preço.»

Jornal da Nossa Terr@ (JNT) : Quando veio para a Horta ?

Francisco Borralho (FB) :

Foi em 2017.

JNT : Que diferenças encontra entre trabalhar numa horta individual e numa horta comunitária, partilhada com outras pessoas?

FB : Aqui temos camaradagem e o convívio. Ainda ontem aconteceu o Tói dar-me umas alfaces novas. E eu ajudo-o quando ele me pede. A malta aqui dá-se tudo porreiro. Eu sou mais o guarda, porque vivo aqui ao pé. Depois, também dividimos a água. Cada um rega na sua hora. Assim todos se governam.

JNT : Quais as vantagens de ter uma horta ? 

FB : Quem não tem uma horta como esta perde muita saúde. Porque aqui é tudo biológico. É tudo são. E depois as coisas que tiramos da horta não as pagamos. Amanhã, estas couves vão servir para um caldinho verde. Leva alho e coentros, também apanhados aqui. Tomara que as abóboras estejam prontas para fazer umas sopas belíssimas. Tenho aqui couves, tomates, alfaces de duas ou três qualidades, beterraba, beldroegas, feijão-verde, cebolas, morangos, hortelã, hortelã-da-ribeira, poejos...

JNT : Com a crise provocada pela Covid-19, pensa que as hortas vão ganhar ainda mais importância ?

FB : Há já muita gente a passar mal, que precisa disto. Quem tem uma horta não tem que ir comprar fora, e por isso poupa, e bem! É uma ajuda boa. O vírus não trouxe só coisas ruins. Voltou as pessoas mais para a natureza.

Entrevista publicada no Jornal da Nossa Terr@ - nº6, 11 Agosto 2020.


Sem comentários:

Enviar um comentário