A RUA DAS HORTAS EXISTE MESMO. FICA SITUADA EM MOURA, NO BAIRRO DO SETE E MEIO.
ESTE BLOGUE É O DIÁRIO DE BORDO DA HORTA COMUNITÁRIA AÍ EXISTENTE. INICIALMENTE ASSOCIADA A UM PROJECTO DE FORMAÇÃO PARA PÚBLICOS DESFAVORECIDOS, COMO ESPAÇO DA COMPONENTE TECNOLÓGICA DO CURSO, A HORTA ENCONTRA-SE AGORA NUMA SEGUNDA FASE. NESTE MOMENTO, ACOLHE ALGUNS DOS FORMANDOS QUE MOSTRARAM VONTADE EM PROSSEGUIR A ACTIVIDADE PARA A QUAL FORAM CAPACITADOS E ESTÁ ABERTA A OUTROS INTERESSADOS EM ACEDER AOS RESTANTES TALHÕES DEIXADOS LIVRES. UNS E OUTROS SÃO RESPONSÁVEIS PELA GESTÃO COMUNITÁRIA DA HORTA, MEDIANTE A OBSERVÂNCIA DE UM REGULAMENTO E CONTRATO DE UTILIZAÇÃO. ESTE PROJECTO CONTA COM A ORGANIZAÇÃO DA ADCMOURA EM PARCERIA COM A CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA, NÚCLEO LOCAL DE INSERÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL, EQUIPA TÉCNICA DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR PROTOCOLO DE MOURA E CENTRO DE EMPREGO DE MOURA. TAL COMO ATÉ AQUI, ESTE É TAMBÉM O ESPAÇO PARA FALAR DE REGENERAÇÃO URBANA, AGRICULTURA BIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A não perder

A ADCMoura - Associação para o Desenvolvimento do Concelho de Moura organiza na manhã do dia 14 de Setembro, sábado, no âmbito da XXXIII Feira do Artesanato de Moura / IV Mostra Transfronteiriça de Aromas e Sabores, a Jornada Transfronteiriça sobre Secagem de Plantas Aromáticas e Medicinais.
O objectivo da jornada é o de apresentar e debater diferentes soluções técnicas para secagem de plantas aromáticas e medicinais (PAM), considerando a qualidade do produto obtido, os custos, a adequação e os impactos. Esta iniciativa conta com a participação de produtores de PAM e de fabricantes de equipamentos de secagem, de Portugal, Espanha e Itália, para falarem das suas experiências e apresentarem soluções neste domínio (ver mais informações aqui). 
Ainda no âmbito do certame de Moura, a ADCMoura realiza no dia 13 de Setembro duas oficinas com os temas "Redes colaborativas de produção local" (entre as 10 e as 13 horas, conduzida pela Casa do Sal; ver mais informações aqui) e "Selo de Comércio Solidário e Sustentável" (entre as 15 e as 18 horas, a cargo da Ecogerminar; ver mais informações aqui). 

Finalmente, no domingo, dia 15, a ADCMoura promove uma oficina sobre "Recolha e conservação de sementes", orientada por José Mariano, da Colher para Semear (ver mais informações aqui).
Iniciativas que os interessados/as em PAM, hortas, agricultura biológica e desenvolvimento local não vão, seguramente, querer perder.          



Jesús Cia, director da Josenea, vem a Moura falar de secagem de PAM 




José Mariano, da Colher para Semear, estará de novo em Moura, depois da sua passagem em Dezembro de 2011 (ver neste blogue aqui)

Sem comentários:

Enviar um comentário