A RUA DAS HORTAS EXISTE MESMO. FICA SITUADA EM MOURA, NO BAIRRO DO SETE E MEIO.
ESTE BLOGUE É O DIÁRIO DE BORDO DA HORTA COMUNITÁRIA AÍ EXISTENTE. INICIALMENTE ASSOCIADA A UM PROJECTO DE FORMAÇÃO PARA PÚBLICOS DESFAVORECIDOS, COMO ESPAÇO DA COMPONENTE TECNOLÓGICA DO CURSO, A HORTA ENCONTRA-SE AGORA NUMA SEGUNDA FASE. NESTE MOMENTO, ACOLHE ALGUNS DOS FORMANDOS QUE MOSTRARAM VONTADE EM PROSSEGUIR A ACTIVIDADE PARA A QUAL FORAM CAPACITADOS E ESTÁ ABERTA A OUTROS INTERESSADOS EM ACEDER AOS RESTANTES TALHÕES DEIXADOS LIVRES. UNS E OUTROS SÃO RESPONSÁVEIS PELA GESTÃO COMUNITÁRIA DA HORTA, MEDIANTE A OBSERVÂNCIA DE UM REGULAMENTO E CONTRATO DE UTILIZAÇÃO. ESTE PROJECTO CONTA COM A ORGANIZAÇÃO DA ADCMOURA EM PARCERIA COM A CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA, NÚCLEO LOCAL DE INSERÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL, EQUIPA TÉCNICA DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR PROTOCOLO DE MOURA E CENTRO DE EMPREGO DE MOURA. TAL COMO ATÉ AQUI, ESTE É TAMBÉM O ESPAÇO PARA FALAR DE REGENERAÇÃO URBANA, AGRICULTURA BIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Hortelãos do futuro

Para mais em pleno Verão, não é habitual ver os mais pequenos, aqui em Moura ou noutro lugar, trocarem as playstations, televisão ou piscina do costume por uma manhã inusitada dedicada à agricultura e passada na horta. Não sendo habitual, vai acontecendo, o que deixa mais feliz quem acredita, como é o nosso caso, que o futuro são as crianças e as hortas, não desfazendo de outras expectativas e apostas igualmente importantes. Aconteceu ontem e acontecerá durante todos os dias em que participarem nas restantes actividades do Ateliê de Jardinagem, organizado pela Câmara Municipal de Moura para ocupação dos seus tempos livres. Só por esta prova, cada um dos jovens visitantes mereceu erguer um troféu em forma de tomate coração-de-boi, colhidos em dois ou três tomateiros pelas suas próprias mãos. Mas a vida não é só rosas, e por isso aprenderam na pele a contar doravante com os ramos espinhosos das beringelas. Como no jogo das escondidas, descobriram o esconderijo de meloas e melancias entre a palha, surpreenderam pepinos, courgettes e vagens de feijão-verde balançando-se nas alturas como trapezistas do circo e intrigaram-se com o segredo das abelhas polinizadoras. No fim, conheceram o mistério das sementes e do criadeiro onde elas se transformam em seres vivos com raiz, caule e folhas, entusiasmaram-se com os barbos do tanque de rega e com a mangueira que passou de mão em mão para dar de beber a plantas que cheiram que consolam. Lembram-se particularmente de uma que cheirava a limão e de outra que cheirava a Vick! No próximo dia catorze estarão de volta à horta para plantar ervas aromáticas e pintar pequenas placas identificadoras com os nomes das plantas. Cá os esperamos, de braços abertos!    

Mediterrâneo

Como no poema de Whitman um rapazito
aproximou-se e perguntou-me: O que é a erva?
Entre o seu olhar e o meu o ar doía.
À sombra doutras tardes eu falava-lhe
das abelhas e dos cardos rente à terra.

Eugénio de Andrade, in Escrita da Terra (1970-1978)



Os mais novos têm cinco anos, os mais velhos dez e todos vieram para aprender e descobrir coisas novas, acompanhados pelas suas monitoras. Depois da apresentação, vamos lá conhecer os segredos da horta com a ajuda do sr. António


O esconderijo de meloas, melancias...


...e courgettes


Os ramos das beringelas picam...ai não que não picam


Cá está a nossa pequena beringela


Esta é a maternidade da horta; daqui saem as plantas pequenas utilizadas nos talhões


São sementes de nabo greleiro


A romãzeira não foi esquecida por este zeloso hortelão 


Um troféu pela participação: um tomate coração-de-boi 

1 comentário:

  1. O grande problema da nossa época relativamente á juventude,é que somos uns péssimos pais e piores educadores.É o nosso principal dever preparar a juventude para o futuro,que na nossa ausencia,lhes tocara enfrentar.Ora é precisamente o contrário,não se educa,não se ensina,engana-se como se no futuro estivessem os pais para se apoiarem,sem terem em conta o mundo cada vez mais competitivo que lhes espera.O fracasso dos nossos filho em parte deve-se á nossa incompetência de pais.

    ResponderEliminar