A RUA DAS HORTAS EXISTE MESMO. FICA SITUADA EM MOURA, NO BAIRRO DO SETE E MEIO.
ESTE BLOGUE É O DIÁRIO DE BORDO DA HORTA COMUNITÁRIA AÍ EXISTENTE. INICIALMENTE ASSOCIADA A UM PROJECTO DE FORMAÇÃO PARA PÚBLICOS DESFAVORECIDOS, COMO ESPAÇO DA COMPONENTE TECNOLÓGICA DO CURSO, A HORTA ENCONTRA-SE AGORA NUMA SEGUNDA FASE. NESTE MOMENTO, ACOLHE ALGUNS DOS FORMANDOS QUE MOSTRARAM VONTADE EM PROSSEGUIR A ACTIVIDADE PARA A QUAL FORAM CAPACITADOS E ESTÁ ABERTA A OUTROS INTERESSADOS EM ACEDER AOS RESTANTES TALHÕES DEIXADOS LIVRES. UNS E OUTROS SÃO RESPONSÁVEIS PELA GESTÃO COMUNITÁRIA DA HORTA, MEDIANTE A OBSERVÂNCIA DE UM REGULAMENTO E CONTRATO DE UTILIZAÇÃO. ESTE PROJECTO CONTA COM A ORGANIZAÇÃO DA ADCMOURA EM PARCERIA COM A CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA, NÚCLEO LOCAL DE INSERÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL, EQUIPA TÉCNICA DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR PROTOCOLO DE MOURA E CENTRO DE EMPREGO DE MOURA. TAL COMO ATÉ AQUI, ESTE É TAMBÉM O ESPAÇO PARA FALAR DE REGENERAÇÃO URBANA, AGRICULTURA BIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO.

sábado, 29 de outubro de 2011

Agrimensura na horta



A agrimensura é uma das ciências mais antigas, originalmente praticada no antigo Egipto para medir as terras quando as cheias anuais do Nilo apagavam as marcas dos seus limites. Na opinião dos gregos, foi a agrimensura que deu origem à geometria (que em grego significa precisamente "medir a terra") e foram os agrimensores egípcios  dos primeiros a produzir cálculos matemáticos, utilizando cordas com nós para medir áreas e perímetros dos terrenos. Daí serem conhecidos por "puxadores ou esticadores de cordas". Milhares de anos depois e trocando as cordas por uma fita métrica de 25 metros, quisemos relembrar esta antiga tradição, ontem de tarde, na nossa horta, definindo as medidas de cada um dos doze talhões a cultivar pelos formandos. Fazendo uso dos conhecimentos adquiridos no módulo de Matemática para a Vida, chegámos à conclusão de que é possível ter na parcela inferior oito talhões, metade com as medidas de 7x5m e a outra metade com as medidas de 6x6m. Na parcela superior haverá espaço para os restantes quatro talhões, com as mesmas medidas referidas e seguindo idêntica proporção. No período da manhã, continuámos, com o professor João, a abordar a questão da fertilidade do solo. Demos ainda seguimento ao planeamento da horta com a construção de um quadro, para cada espécie escolhida para o cultivo de Inverno, que pretende fixar alguns dados importantes por cultura: importância alimentar, cultivo, sementeira e plantação, pragas e doenças. Foram feitos os quadros para a alface, ervilha, espinafre e fava.
___________
"A meu ver, foi a partir disto (da medição dos terrenos após a cheia anual do Nilo) que se descobriu a geometria e assim chegou à Grécia."
Heródoto, II, 109

Sem comentários:

Enviar um comentário