A RUA DAS HORTAS EXISTE MESMO. FICA SITUADA EM MOURA, NO BAIRRO DO SETE E MEIO.
ESTE BLOGUE É O DIÁRIO DE BORDO DA HORTA COMUNITÁRIA AÍ EXISTENTE. INICIALMENTE ASSOCIADA A UM PROJECTO DE FORMAÇÃO PARA PÚBLICOS DESFAVORECIDOS, COMO ESPAÇO DA COMPONENTE TECNOLÓGICA DO CURSO, A HORTA ENCONTRA-SE AGORA NUMA SEGUNDA FASE. NESTE MOMENTO, ACOLHE ALGUNS DOS FORMANDOS QUE MOSTRARAM VONTADE EM PROSSEGUIR A ACTIVIDADE PARA A QUAL FORAM CAPACITADOS E ESTÁ ABERTA A OUTROS INTERESSADOS EM ACEDER AOS RESTANTES TALHÕES DEIXADOS LIVRES. UNS E OUTROS SÃO RESPONSÁVEIS PELA GESTÃO COMUNITÁRIA DA HORTA, MEDIANTE A OBSERVÂNCIA DE UM REGULAMENTO E CONTRATO DE UTILIZAÇÃO. ESTE PROJECTO CONTA COM A ORGANIZAÇÃO DA ADCMOURA EM PARCERIA COM A CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA, NÚCLEO LOCAL DE INSERÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL, EQUIPA TÉCNICA DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR PROTOCOLO DE MOURA E CENTRO DE EMPREGO DE MOURA. TAL COMO ATÉ AQUI, ESTE É TAMBÉM O ESPAÇO PARA FALAR DE REGENERAÇÃO URBANA, AGRICULTURA BIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Quinta, horta ou quinchoso?

Que designação ou classificação atribuir ao nosso cercado hortícola e pomífero? Quinta, horta ou quinchoso? Salvo melhor opinião, entre a grandeza da quinta e a exiguidade do quinchoso, é "horta" que melhor lhe assenta, apesar de também ser velada, numa das estremas, por um bom muro de alvenaria próprio das quintas. 


"Quinta, horta ou quinchoso - Por qualquer destes nomes se designa o cercado hortícola e pomífero, que produz hortaliças e frutas para consumo do monte. Se a sua área e valor é grande, ou para melhor dizer, se contém pomares de vulto como laranjais, ameixiais, etc., e se são velados por bons muros de alvenaria chama-se-lhe quinta. Se porém o seu todo é pequeno, ou se mesmo grande, mas que não esteja povoado de muito arvoredo frutífero, e se sobretudo a vedação se reduz a uns simples valados, denomina-se horta. No revestimento das sebes empregam-se as piteiras, figueiras-da-índia, canas, silvas, etc. Quando o hortejo se reduz a proporções mínimas toma o nome de quinchoso."
José da Silva Picão, Através dos Campos - usos e costumes agrícolo-alentejanos, Publicações Dom Quixote, 1983, pp. 38-39 (obra publicada originalmente em 1903 e reeditada em 1947).

Neste primeiro dia de Agosto, mês em que as regas continuam a ser o trabalho mais importante na horta, em que se arranca a batata que estiver feita e com a rama seca e se colhem sementes para guardar, de ervilha, fava, cenoura, beterraba e couve, apresentamos um breve retrato do Estado desta Nação:


Muitas e boas cebolas para comer e chorar por mais


Aqui temos uma leira de beringelas que dá gosto ver


Espinafres para esparregados e para guardar a semente


Um batatal frondoso e florido que promete uma boa colheita


O carnudo tomate coração-de-boi 


Courgettes fritas, recheadas ou grelhadas?


Beldroegas que já deram para muitas e deliciosas sopas


Feijão-verde para comer cru ou na sopa, neste caso com um ramo de segurelha


Pimentos dando um ar da sua graça


Alfaces e beterrabas para a salada


Mais alfaces, frescas e viçosas


Tomateiros carregados de coração-de-boi


Criadeiro com várias qualidades de couve para uso dos utilizadores e das utilizadoras da horta

Sem comentários:

Enviar um comentário