A RUA DAS HORTAS EXISTE MESMO. FICA SITUADA EM MOURA, NO BAIRRO DO SETE E MEIO.
ESTE BLOGUE É O DIÁRIO DE BORDO DA HORTA COMUNITÁRIA AÍ EXISTENTE. INICIALMENTE ASSOCIADA A UM PROJECTO DE FORMAÇÃO PARA PÚBLICOS DESFAVORECIDOS, COMO ESPAÇO DA COMPONENTE TECNOLÓGICA DO CURSO, A HORTA ENCONTRA-SE AGORA NUMA SEGUNDA FASE. NESTE MOMENTO, ACOLHE ALGUNS DOS FORMANDOS QUE MOSTRARAM VONTADE EM PROSSEGUIR A ACTIVIDADE PARA A QUAL FORAM CAPACITADOS E ESTÁ ABERTA A OUTROS INTERESSADOS EM ACEDER AOS RESTANTES TALHÕES DEIXADOS LIVRES. UNS E OUTROS SÃO RESPONSÁVEIS PELA GESTÃO COMUNITÁRIA DA HORTA, MEDIANTE A OBSERVÂNCIA DE UM REGULAMENTO E CONTRATO DE UTILIZAÇÃO. ESTE PROJECTO CONTA COM A ORGANIZAÇÃO DA ADCMOURA EM PARCERIA COM A CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA, NÚCLEO LOCAL DE INSERÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL, EQUIPA TÉCNICA DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR PROTOCOLO DE MOURA E CENTRO DE EMPREGO DE MOURA. TAL COMO ATÉ AQUI, ESTE É TAMBÉM O ESPAÇO PARA FALAR DE REGENERAÇÃO URBANA, AGRICULTURA BIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Insecticida e sabão bio

Na semana passada recuperámos uma receita de outros tempos para obter insecticida e sabão bio, à base de azeite.
Para além de azeite lampante (azeite de acidez elevada que deve o nome à sua utilização na iluminação antes da descoberta da electricidade), juntámos, numa vasilha de plástico, potassa, cinza vegetal e água do tanque com o seguinte traço: 6 litros de azeite (em alternativa podem ser usadas borras de azeite), 1 quilo de cinza, 1 quilo de potassa e 4 a 6 litros de água.
Mexemos a solução sem parar durante mais de meia hora até conseguirmos um líquido meio pastoso para ser usado no combate a pragas, na proporção de uma parte de insecticida para quinze de água. 
Continuando a mexer durante mais algum tempo, em que se acentuou a reacção química (saponificação a frio), transformámos a mistura inicial numa pasta cada vez mais consistente, como se fosse chantilly, e, finalmente, em sabão sólido, pronto para ser cortado em pequenas barras.   


O Jonas e o Jorge no seu tirocínio de saboeiros


O aspecto da miscelânea


Chato (ou chata) como a potassa

Sem comentários:

Enviar um comentário