A RUA DAS HORTAS EXISTE MESMO. FICA SITUADA EM MOURA, NO BAIRRO DO SETE E MEIO.
ESTE BLOGUE É O DIÁRIO DE BORDO DA HORTA COMUNITÁRIA AÍ EXISTENTE. INICIALMENTE ASSOCIADA A UM PROJECTO DE FORMAÇÃO PARA PÚBLICOS DESFAVORECIDOS, COMO ESPAÇO DA COMPONENTE TECNOLÓGICA DO CURSO, A HORTA ENCONTRA-SE AGORA NUMA SEGUNDA FASE. NESTE MOMENTO, ACOLHE ALGUNS DOS FORMANDOS QUE MOSTRARAM VONTADE EM PROSSEGUIR A ACTIVIDADE PARA A QUAL FORAM CAPACITADOS E ESTÁ ABERTA A OUTROS INTERESSADOS EM ACEDER AOS RESTANTES TALHÕES DEIXADOS LIVRES. UNS E OUTROS SÃO RESPONSÁVEIS PELA GESTÃO COMUNITÁRIA DA HORTA, MEDIANTE A OBSERVÂNCIA DE UM REGULAMENTO E CONTRATO DE UTILIZAÇÃO. ESTE PROJECTO CONTA COM A ORGANIZAÇÃO DA ADCMOURA EM PARCERIA COM A CÂMARA MUNICIPAL DE MOURA, NÚCLEO LOCAL DE INSERÇÃO DA SEGURANÇA SOCIAL, EQUIPA TÉCNICA DE ACOMPANHAMENTO FAMILIAR PROTOCOLO DE MOURA E CENTRO DE EMPREGO DE MOURA. TAL COMO ATÉ AQUI, ESTE É TAMBÉM O ESPAÇO PARA FALAR DE REGENERAÇÃO URBANA, AGRICULTURA BIOLÓGICA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Cabaz PROVE chega a Moura

Faça como a Patrícia e receba directamente das mãos do agricultor Luís e de outros produtores um cabaz PROVE a seu gosto, com legumes e frutos frescos cultivados na região de Moura, em pequenas explorações e, já agora, a um preço justo. Só tem que se inscrever e fazer a sua encomenda aqui (indicar dados pessoais, local de recolha, periodicidade e quantidade de cabazes que pretende receber em cada entrega e assinalar os produtos que nunca irá querer receber). A primeira entrega de cabazes PROVE em Moura vai realizar-se já no próximo sábado, dia 11 de Agosto, entre as 11.30 e as 13 horas, no Mercado Municipal.      
Junte-se a este movimento, em nome da qualidade alimentar, do ambiente, da economia e identidade local. Saiba mais aqui.


terça-feira, 7 de agosto de 2012

Hortelãos do futuro

Para mais em pleno Verão, não é habitual ver os mais pequenos, aqui em Moura ou noutro lugar, trocarem as playstations, televisão ou piscina do costume por uma manhã inusitada dedicada à agricultura e passada na horta. Não sendo habitual, vai acontecendo, o que deixa mais feliz quem acredita, como é o nosso caso, que o futuro são as crianças e as hortas, não desfazendo de outras expectativas e apostas igualmente importantes. Aconteceu ontem e acontecerá durante todos os dias em que participarem nas restantes actividades do Ateliê de Jardinagem, organizado pela Câmara Municipal de Moura para ocupação dos seus tempos livres. Só por esta prova, cada um dos jovens visitantes mereceu erguer um troféu em forma de tomate coração-de-boi, colhidos em dois ou três tomateiros pelas suas próprias mãos. Mas a vida não é só rosas, e por isso aprenderam na pele a contar doravante com os ramos espinhosos das beringelas. Como no jogo das escondidas, descobriram o esconderijo de meloas e melancias entre a palha, surpreenderam pepinos, courgettes e vagens de feijão-verde balançando-se nas alturas como trapezistas do circo e intrigaram-se com o segredo das abelhas polinizadoras. No fim, conheceram o mistério das sementes e do criadeiro onde elas se transformam em seres vivos com raiz, caule e folhas, entusiasmaram-se com os barbos do tanque de rega e com a mangueira que passou de mão em mão para dar de beber a plantas que cheiram que consolam. Lembram-se particularmente de uma que cheirava a limão e de outra que cheirava a Vick! No próximo dia catorze estarão de volta à horta para plantar ervas aromáticas e pintar pequenas placas identificadoras com os nomes das plantas. Cá os esperamos, de braços abertos!    

Mediterrâneo

Como no poema de Whitman um rapazito
aproximou-se e perguntou-me: O que é a erva?
Entre o seu olhar e o meu o ar doía.
À sombra doutras tardes eu falava-lhe
das abelhas e dos cardos rente à terra.

Eugénio de Andrade, in Escrita da Terra (1970-1978)



Os mais novos têm cinco anos, os mais velhos dez e todos vieram para aprender e descobrir coisas novas, acompanhados pelas suas monitoras. Depois da apresentação, vamos lá conhecer os segredos da horta com a ajuda do sr. António


O esconderijo de meloas, melancias...


...e courgettes


Os ramos das beringelas picam...ai não que não picam


Cá está a nossa pequena beringela


Esta é a maternidade da horta; daqui saem as plantas pequenas utilizadas nos talhões


São sementes de nabo greleiro


A romãzeira não foi esquecida por este zeloso hortelão 


Um troféu pela participação: um tomate coração-de-boi 

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Quinta, horta ou quinchoso?

Que designação ou classificação atribuir ao nosso cercado hortícola e pomífero? Quinta, horta ou quinchoso? Salvo melhor opinião, entre a grandeza da quinta e a exiguidade do quinchoso, é "horta" que melhor lhe assenta, apesar de também ser velada, numa das estremas, por um bom muro de alvenaria próprio das quintas. 


"Quinta, horta ou quinchoso - Por qualquer destes nomes se designa o cercado hortícola e pomífero, que produz hortaliças e frutas para consumo do monte. Se a sua área e valor é grande, ou para melhor dizer, se contém pomares de vulto como laranjais, ameixiais, etc., e se são velados por bons muros de alvenaria chama-se-lhe quinta. Se porém o seu todo é pequeno, ou se mesmo grande, mas que não esteja povoado de muito arvoredo frutífero, e se sobretudo a vedação se reduz a uns simples valados, denomina-se horta. No revestimento das sebes empregam-se as piteiras, figueiras-da-índia, canas, silvas, etc. Quando o hortejo se reduz a proporções mínimas toma o nome de quinchoso."
José da Silva Picão, Através dos Campos - usos e costumes agrícolo-alentejanos, Publicações Dom Quixote, 1983, pp. 38-39 (obra publicada originalmente em 1903 e reeditada em 1947).

Neste primeiro dia de Agosto, mês em que as regas continuam a ser o trabalho mais importante na horta, em que se arranca a batata que estiver feita e com a rama seca e se colhem sementes para guardar, de ervilha, fava, cenoura, beterraba e couve, apresentamos um breve retrato do Estado desta Nação:


Muitas e boas cebolas para comer e chorar por mais


Aqui temos uma leira de beringelas que dá gosto ver


Espinafres para esparregados e para guardar a semente


Um batatal frondoso e florido que promete uma boa colheita


O carnudo tomate coração-de-boi 


Courgettes fritas, recheadas ou grelhadas?


Beldroegas que já deram para muitas e deliciosas sopas


Feijão-verde para comer cru ou na sopa, neste caso com um ramo de segurelha


Pimentos dando um ar da sua graça


Alfaces e beterrabas para a salada


Mais alfaces, frescas e viçosas


Tomateiros carregados de coração-de-boi


Criadeiro com várias qualidades de couve para uso dos utilizadores e das utilizadoras da horta